Do ponto de vista dos objetivos da pesquisa, ela pode ser:
Exploratória: proporciona maior proximidade com o problema , visando torná-lo explícito ou definir hipóteses. Procura aprimorar ideias ou descobrir intuições. Possui um planejamento flexível, envolvendo, em geral, levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado e análise de exemplos similares. Assume as formas de pesquisas bibliográficas e estudos de caso. Esse tipo de pesquisa é voltado para pesquisadores que possuem pouco conhecimento sobre o assunto pesquisado, pois, geralmente, há pouco ou nenhum estudo publicado sobre o tema.
Descritiva: visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre váriaveis. A forma mais comum de apresentação é o levantamento, em geral realizado mediante questionário ou observação sistemática, que oferece uma descrição da situação no momento da pesquisa. Metodologia indicada para orientar a forma de coleta de dados quando se pretende descrever determinados acontecimentos. É direcionada a pesquisadores que tem conhecimentos aprofundados a respeito dos fenômenos e problemas estudados.
Explicativa: aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o porquê das coisas e, por isto, é o tipo mais complexo e delicado, já que o risco de cometer erros aumenta consideravelmente. Visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos acontecimentos. Caracteriza-se pela utilização do método experimental e observacional. Método adequado para pesquisas que procuram estudar a influência de determinados fatores na determinação de ocorrência de fatos ou situações.
COLLIS, Jill; HUSSEY, Roger. Pesqusia em Administração: um guia prático para alunos de graduação e pós graduação. 2. ed. POrto Alegre: Bookman, 2005.
DENCKER, Ada de Freitas M. Métodos e técnicas em pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Futura, 2000.
GIL, Antônio C. Métodos e técnicas em pequisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
Nenhum comentário:
Postar um comentário