É uma infecção relativamente simples, que se caracteriza pela inflamação da mucosa do trato respiratório superior. Uma pessoa resfriada geralmente apresenta irritação na garganta, coriza e eventualmente tem febre baixa. O resfriado é causado por diversos vírus, que pertencem a cinco famílias diferentes.
Aparentemente, a forma mais comum de transmissão de vírus é o contágio direto por meio das mãos ou de objetos contaminados por elas. Outra forma de contaminação acontece pelo ar. Ao espirrar, uma pessoa resfriada espalha no ar milhares de gotículas de saliva e muco contendo os vírus da doença. Se uma pessoa sadia respirar esse ar contaminado, alguns desses vírus podem entrar em contato com sua mucosa respiratória e a pessoa pode desenvolver a doença.
No geral, o resfriado é uma infecção branda que dura poucos dias. No entanto, há casos em que ocorrem infecções bacterianas simultâneas ao resfriado ou logo após ele. Essas infecções são chamadas oportunistas, pois são facilitadas pelo resfriado. Entre elas são comuns a sinusite, a laringite, a otite e até a pneumonia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário