segunda-feira, 18 de maio de 2015

Aprendizagem Significativa & Aprendizagem Mecânica

Começo com uma pergunta:
- O que você aprendeu até hoje, foi por interesse ou foi obrigado?
 
Esse questionamento direciona a várias discussões que particularmente ficou claro pra mim após ter contato com a Teoria da Aprendizagem Significativa. Essa teoria foi desenvolvida por David Ausubel por volta de 1963 e não a classifico como uma teoria nova ou da moda, mas sim como atual, pois ela reflete a prática na sala de aula, a prática em qualquer momento que se prolifere o processo de ensino e aprendizagem.
Antes se falava em aprender ou não aprender, hoje temos aprendizagem mecânica e aprendizagem significativa, porém isso não as faz antônimas, pois uma aprendizagem mecâninca se trabalhada pode tranquilamente se tornar significativa, dependendo de duas condições básicas...
A primeira é que o aluno deve ter disposição para aprender e a segunda é que o material deve ser potencialmente significativo. Isso porque, mesmo que você tenha um ótimo livro por exemplo e o aluno não tenha interesse, este pouco terá significado. O significado está no individuo e não nos materiais.
David Ausubel considera a varialvel mais  importante para aprender significativamente  "aquilo o que o aluno já sabe", ou seja o conhecimento prévio deste aluno, que irá ancorar (relacionar) o novo conhecimento com o que já existe em sua estrutura cognitiva.
 
Podemos a principio concluir que tudo aquilo que você não tinha interesse em aprender, mas precisava fazer uma avaliação no dia seguinte por exemplo, armazenou de forma mecânica, apenas para uso imediato sem qualquer significado para acomodação deste em sua estrutura cognitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário