terça-feira, 19 de maio de 2015

Valorização do Conhecimento Prévio

Baseado nas idéias de Gaston Bachelard, os problemas devem ser conhecidos e estes não surgem por si mesmos, todo conhecimento é resposta a uma pergunta, que segue o principio de nada ser claro ou dado, pois tudo é construído. Na educação a noção de obstáculos é imensurável, repercutindo de uma educação mecanicista que provavelmente esquece que o aluno chega em qualquer aula com conhecimentos empíricos já estabelecidos, então seria o caso de ajustar e expandir a linha de conhecimento do sujeito, sem torná-lo uma caixa receptora de informações. A ideia de começar do zero para estabelecer conhecimento pode vir de varias culturas, contudo tempos e tempos passaram e a limpeza súbita do intrínseco humano, conhecimento comum, não era de fato um sucesso, pois diante de cultura científica o espírito nunca é jovem, o amadurecimento acontece por meio de mudanças de concepções ou acréscimo do conhecimento em nível seqüencial e lógico.

A história dos primatas bípedes a qual pertencemos, com a origem da linguagem tem inicio na intimidade do viver cotidiano, onde os antepassados em pequenos grupos realizavam suas atividades, surgindo daí a linguagem como um domínio de coordenações consensuais de conduta. Essa é uma história de vários milhões de anos sobre a evolução da linguagem por meio da necessidade de adaptação a novos obstáculos e busca de conforto social, entrelaçado as emoções, o conversar passa a constituir um modo de viver, daí surge o ser social compilado de experiências em todas as variáveis (MATURANA, 1997). A partir daí a Aprendizagem Significativa[1] (AS) desenvolvida por David Ausubel, a um resgate deste ser social, preconizando que o sujeito possui algum conhecimento especificamente relevante já existente na estrutura cognitiva. Podendo ser um símbolo, um conceito, uma proposição, um modelo mental, uma imagem e Ausubel chama de subsunçor[2]. Portanto, AS se caracteriza pela interação entre conhecimentos prévios e conhecimentos novos, desta forma os subsuçores adquirem novo significado ou  maior estabilidade cognitiva.

A partir do momento em que o aluno consegue explicar situações ou fenômenos com suas palavras, resolve problemas e questiona, há uma verdadeira compreensão do conhecimento proposto, conseqüentemente houve aprendizagem significativa, pois o conteúdo deixou de ser abstrato e os conceitos não são mecanicistas, fazendo parte de algum modo de sua contextualização, como sendo uma verdade e não apenas uma miragem do livro didático para avaliação.



[1] Esta descrição sobre Teoria de Aprendizagem Significativa esta baseada na obra de Marco Antonio Moreira, Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares, publicado pela Editora Livraria da Física em São Paulo, 2011.
[2] Conhecimento específico , existente na estrutura de conhecimentos do individuo, que lhe permite das significado a um novo conhecimento que lhe é apresentado o por ele descoberto.

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