segunda-feira, 1 de junho de 2015

Classificação da Pesquisa Cientifica I


Do ponto de vista da natureza da pesquisa pode ser:


Pesquisa Básica:

Objetiva produzir conhecimentos novos, úteis para o avanço da cência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. Assim, o pesquisador busca satisfazer uma necessidade intelectual pelo conhecimento e sua meta é o saber.

Pesquisa Aplicada:

Gera conhecimentos para aplicação prática, dirigidos à solução de problemas especíicos. Envolve interesses locais. A pesquisa visa a aplicação de suas descobertas na solução de um problema.

_________________________________________________________________________________


Do ponto de vista da forma de abordagem do problema pode ser:

Quantitativa: considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opniões e informações para classificá-los e análisá-los. Requer o uso de técnincas estatisticas e de recursos (percentagem, média, moda, mediana, desvio, padrão...). Assim, a pesquisa quantitativa é focada na mensuração de fenômenos, envolvendo a coleta e análise de dados numéricos e aplicação de testes estatísticos.
 
Qualitativa: consideta que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto , um v[inculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador pe o instrumento chave. A pesquisa qualitativa utiliza técnicas de dados como a observação participante, história ou relato de vida, entrevista e outros.



COLLIS, Jill; HUSSEY, Roger. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós graduação. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

GIL, Antônio C. Métodos e técnicas em pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.





Nenhum comentário:

Postar um comentário